Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial no suporte aos negócios

Ainda que nem todo mundo tenha uma visão clara sobre o que é exatamente a Inteligência Artificial, precisamos reconhecer que há pelo menos um consenso sobre o seu poder revolucionário para as mais diversas áreas, seja nos negócios, na medicina ou na ciência. 

Presente em diversos momentos, em várias das nossas atividades diárias, a Inteligência Artificial também tem grande potencial de impacto positivo para os resultados de empresas. Além disso, é aplicável em diversas fases do ciclo de consumo, desde o atendimento ao consumidor até as eficientes estratégias de controle preditivo de estoque, por exemplo. 

Negócios que buscam se estabelecer de forma consistente no mercado atual precisam lidar com consumidores dotados de uma grande consciência sobre fatores como meio ambiente, consumo responsável e até mesmo o conhecimento detalhado sobre os produtos e serviços que utiliza.  

Agora a informação está sempre disponível na palma das mãos, o que, definitivamente, movimenta a dinâmica do mercado com novos desafios e transforma a Inteligência Artificial em um recurso capaz de mudar o jogo. 

Há inúmeras formas de promover a diferenciação nos negócios com a IA. Os clientes podem, em um exemplo muito básico, ser atendidos por chatbots altamente disponíveis e capazes de aprender com as interações, o que combate um dos problemas críticos para o comércio eletrônico: as inúmeras demandas de um consumidor que não se alinha mais a um horário de expediente. 

Com isso, é fundamental observar que a IA transcende o aspecto empresa x cliente nas relações de consumo, influenciando fortemente as outras etapas da cadeia, o que favorece, por exemplo, que entregas sejam realizadas em tempo e a custos ótimos, o que permite uma atuação com estoques enxutos e processos inteligentes de armazenagem.  

O consumo mudou, e manter margens de lucro nos patamares elevados do passado consiste em uma verdadeira guerra corporativa, vencida nos detalhes. Por isso, ter um negócio orientado por dados tende a ser determinante para a manutenção de seus resultados positivos e também para a longevidade da operação. 

Fatores como a personalidade dos gestores, suas experiências e até o feeling fundamentado na inteligência humana seguem extremamente relevantes e não devem ser descartados. Entretanto, as ferramentas certas para guiar a tomada de decisão podem levar um negócio de sucesso ao tão desejado crescimento exponencial. 

Entre em contato e converse com os nossos especialistas para descobrir como a Inteligência Artificial pode levar o seu negócio ao próximo nível. 

Tags: cliente consumo crescimento exponencial estoques Inteligência Artificial mercado negócios

Alexandre Rocha

Head of Marketing - HartB. Profissional de Marketing com especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Administração, finanças e geração de valor. Pós-graduando em Tecnologia para negócios: AI, Data Science e Big Data.

Deixar um Comentário

Categorias

Comentários

    Assine a Newsletter

    Receba as novidades do site em seu email.

    Captcha obrigatório
    Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
    Logo HartB

    Geração de valor através de Big Data e Inteligência Artificial.

    Contato

    © 2022 HartB. Todos os direitos reservados.