Quando o assunto é tecnologia, a quantidade de termos que ouvimos e as diferentes possibilidades parecem não ter fim. Citando apenas alguns dos muitos recursos que fazem sentido para negócios, temos Inteligência Artificial, IoT, Big Data, Machine Learning e Cloud Computing, por exemplo.
Mas, diante de tantas ferramentas, relacionadas a diferentes técnicas e aplicações, é fundamental escolher com sabedoria a combinação de recursos para atender a cada negócio. Afinal, imagine o quão útil é uma caixa cheia de ferramentas que você nunca precisará usar, por exemplo.
Entre os recursos que podem servir em grande parte dos negócios está o data mining ou, em português, a mineração de dados.
Sabemos que um volume inimaginável de dados trafega a todo instante pela Internet, deixando rastros de ações diversas que, quando classificadas e analisadas se tornam extremamente valiosos. Apesar de sua grande utilidade, processar estes enormes volumes de dados de forma manual em um ambiente dinâmico é inviável.
A mineração de dados conta com a tecnologia para identificar padrões, regras, tendências e relacionamentos em bases de dados, de maneira a favorecer a qualidade na tomada de decisões estratégicas.
É importante considerar que, para chegar ao problema do processamento dos dados em si, é preciso tê-los disponíveis, uma tarefa complexa e trabalhosa. O data scraping é um meio de automatizar a coleta de dados, poupando tempo e esforços, que também elimina problemas resultantes das distrações e desvios humanos.
Com a mineração de dados, é possível que negócios monitorem o mercado e reagindo mais rápido com suas estratégias de precificação, por exemplo. O e-commerce com taxas de conversão relativamente baixas e consumidores mais criteriosos tende a se beneficiar bastante de uma precificação mais competitiva e eficiente.
O Machine Learning surge como recurso para levar negócios à inteligência extrema através da análise dos dados minerados. Possibilita, entre outras coisas, a predição de cancelamento de serviços e motivos de abandono, detecção de fraudes e recomendações para a retenção de clientes.
Analisar o comportamento do consumidor é um caminho excelente para a identificação de oportunidades e otimização de processos diversos. Os resultados são obtidos de forma muito mais precisa e assertiva quando utilizadas estatística, machine learning e Inteligência Artificial.
Empresas digitalizadas e orientadas por dados tendem a atingir um desempenho superior em relação às demais, contudo, é preciso agir imediatamente para se obter vantagem competitiva. A cada dia mais gestores optam por contar com a tecnologia no apoio à gestão, e adiar o processo consiste por sua vez em aceitar de bom grado ficar para trás.
O suporte de cientistas, engenheiros e arquitetos de dados qualificados é fundamental para a definição dos meios adequados para se satisfazer as necessidades de cada negócio. Se é possível indicar um caminho para negócios que utilizam dados e tecnologia, da forma correta e em tempo, pode-se dizer que este é o caminho do sucesso.
Deixar um Comentário