Machine Learning
Hartb - Machine Learning nos negócios

Machine Learning nos negócios

Entre as lições que ficaram sobre o fatídico ano de 2020, está a certeza de que o processo de digitalização não pode mais ser adiado para muitos negócios em diversos segmentos, atuar de forma desconectada e aceitar a dependência de processos manuais tendem a resultar em um ambiente impróprio para o alto desempenho.

Seja nos recursos tecnológicos mais básicos, aplicados em um negócio que inicia seu Delivery, ou para gigantes de mercado, que buscam a otimização em níveis extremos, Inteligência Artificial e machine learning seguem ganhando cada vez mais importância.

Mas você pode estar se perguntando, de que formas os negócios podem se beneficiar da tecnologia? Apresentamos alguns pontos relevantes a seguir, confira.

Otimização de esforços

Gestores podem encontrar no machine learning um poderoso aliado para analisar cenários e previsão de resultados com base em fatos relacionados ao negócio, possibilitando ajustes em modelos operacionais, otimização de custos e uma tomada de decisão mais assertiva.

Diante de um maior fluxo de decisões, é inteligente utilizar o aprendizado de máquina como um catalizador, fazendo com que negócios cresçam com menos esforço.

Mais tempo para explorar oportunidades

Em um ambiente de negócios onde as ideias e a criatividade humana possuem um alto valor, fornece apoio na automação de tarefas repetitivas, permitindo que equipes possam dedicar mais tempo a atividades estratégicas, fundamentais para o desenvolvimento e longevidade do negócio.

Quando se conta com grandes conjuntos de dados sobre processos, por exemplo, é possível extrair informações valiosas para maximizar a eficiência, eliminando pontos de atrito e tornando as operações fluidas e objetivas.

Gestão de dados não estruturados

Hoje, mais de 80%[i] do conteúdo digital gerado no mundo consiste em dados não estruturados, e mesmo tratando do ambiente de uma empresa, isoladamente, haverá milhares de documentos de texto, planilhas, imagens e vídeos cuja localização pode vir a ser uma tarefa complexa diante da massa de dados.

O aprendizado de máquina pode ajudar gestores e equipes a lidarem com dados não estruturados, eliminando gargalos operacionais que antecedem a tomada de decisão orientada por dados, através da redução do tempo necessário para a localização de documentos, por exemplo.

Gestão eficaz dos riscos

Quando se trata de negócios, o gerenciamento de riscos é tão complexo quanto imprescindível, e é necessário considerar inúmeras variáveis voláteis antes de tomar decisões igualmente complexas.

Aplicações envolvendo o machine learning são capazes de realizar complexas análises e auxiliar gestores na compreensão dos dados necessários para a gestão de risco do negócio quanto a fraudes, erros, prevenção de perdas além de outras responsabilidades.

Orientação do Marketing

Inteligência Artificial e aprendizado de máquina cumprem um papel importante nos negócios, ajudando gestores a direcionar seus investimentos em anúncios com mais sabedoria.

A tecnologia analisa enormes volumes de dados obtidos a partir de fontes variadas, com extrema eficiência, apresentando aos profissionais de marketing insights e definições de público-alvo de forma ágil e ainda mais precisa.

Análises sobre as preferências dos clientes

À medida que o público pesquisa, consome e produz dados o tempo todo, as empresas podem se beneficiar do aprendizado de máquina no processamento, para obter informações de extrema importância para elaboração de estratégias de negócios, como as probabilidades de conversão do Público A em relação ao Público B, ou correlacionando produtos do portfólio e diferentes públicos, por exemplo.

A compreensão de que a implementação de soluções envolvendo AI e machine learning já não está limitada aos gigantes do mercado é uma oportunidade, para que mais negócios se beneficiem da tecnologia para acelerar o crescimento, otimizar processos e atuar de forma inteligente.

Conte com a Hartb para projetar a solução ideal para o seu negócio.


[i] https://bit.ly/3sjoBSK

Autor

Hartb

Inteligência humana gerando inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *