fbpx
Data Science Inteligência Artificial Squads Ágeis
Imagem em close das mãos de dois homens interagindo e utilizando tablet, notebook e smartphone durante um projeto.

Métodos Ágeis, resultados excelentes

De forma objetiva, podemos enxergar um projeto como uma maneira de organizar esforços, recursos, pessoas e tarefas, para permitir que um objetivo maior seja atingido em determinado tempo. Estamos sempre envolvidos em projetos, de algum modo, mesmo que não tecnicamente estruturados como poderiam.

Concluir uma especialização, obter fluência em um idioma, e até mesmo coisas mais simples, como pequenas reformas em casa, são projetos pessoais que conseguimos gerenciar de forma não estruturada sem grandes problemas, afinal, é algo minimamente viável diante de um número reduzido de variáveis e pessoas envolvidas, mas quando se trata de negócios, equipes e objetivos corporativos, as consequências de agir ao acaso podem ser devastadoras.

Assim como cadeias produtivas e de serviços evoluíram para responder às necessidades e anseios do consumidor moderno, com acesso praticamente irrestrito a informação, a gestão de projetos amadureceu para garantir que esforços e resultados estejam alinhados aos objetivos traçados, atingindo alto nível na otimização de tempo e recursos através dos métodos ágeis.

Enquanto no passado projetos eram demorados e excessivamente caros, focados no processo, controlados através de sistemas e ferramentas burocráticas, gerando produtos com funcionalidades desnecessárias e distantes do objetivo do cliente, hoje, os métodos ágeis propõem ciclos de produção e acompanhamento contínuos, de uma forma muito mais dinâmica.

Já não há mais tempo para seguir rigorosamente um plano engessado, almejando objetivos de médio prazo, assumindo o risco de lidar com problemas e desvios somente no momento da entrega, o que poderia ser considerado, inclusive, uma postura ineficaz e pouco inteligente.

Investir em métodos ágeis para a gestão de projetos, gera valiosos benefícios, como por exemplo:

Agilidade e múltiplas entregas

Uma das principais vantagens dos métodos em questão surge como resultado dos ciclos mais curtos, segmentando o processo de desenvolvimento em várias entregas, que podem ser utilizadas também como pontos de controle para ajustes ou correção de eventuais desvios.

Previsibilidade e resposta rápida

Com etapas bem divididas em conjuntos de atividades e seus respectivos prazos, é possível estimar com maior precisão o tempo gasto para cada entrega, otimizando o cronograma e o tempo de reação do projeto.

Participação ativa do cliente

Segundo o manifesto ágil, “a maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado”, então, é muito importante que o cliente esteja envolvido no desenvolvimento do projeto, acompanhando e realizando testes  ao longo do processo.

O maior envolvimento do cliente é essencial para que sejam corrigidos pequenos problemas no curto prazo, além de reduzir drasticamente as chances de que o produto não esteja alinhado à demanda.

Produtos de qualidade real

O acompanhamento do cliente, somado aos curtos ciclos de produção e entregas múltiplas, se tornam um caminho para o feedback constante, minimizando a insatisfação e impedindo que haja apenas um único momento futuro em que validação e eventuais erros se encontrem e precisem ser encarados simultaneamente em caráter de urgência.

Os métodos ágeis viabilizam uma gestão mais inteligente, eficiente, segura e com grande potencial de ampliação do valor agregado em um projeto.

Células Ágeis HartB

Para oferecer resultados de alto desempenho em Ciência de Dados, a HartB desenvolveu um método ágil proprietário, com squads de especialistas multidisciplinares, compostos por cientistas, engenheiros e arquitetos de dados, atuando de acordo com as prioridades do cliente para resolver os problemas de negócios apresentados.

Com a participação efetiva do cliente em praticamente todo o ciclo de vida do projeto, o modelo HartB amplia o grau de satisfação, através de um fluxo de trabalho desenvolvido cuidadosamente para conectar estratégias corporativas e operações nas mais variadas áreas de atuação do mercado.

Empresas que por qualquer razão preferem não compartilhar seus dados, podem contar com os Squads Ágeis HartB atuando em seu próprio ambiente, uma solução utilizada por grandes players em projetos de grande impacto no mercado.

IA e Ciência de Dados são poderosos meios para potencializar resultados, e os métodos ágeis otimizam o tempo de entrega, ampliando o valor agregado em projetos enquanto alçam equipes ao desempenho extremo. Na HartB você encontra o pacote completo para o desenvolvimento de soluções realmente inteligentes e customizadas para o seu negócio.

Autor

Hartb

Inteligência humana gerando inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *