Data Science Negócios
Ilustração digital de um homem manipulando um gráfico tridimensional da evolução do negócio.

O importante papel da Ciência de Dados como força aceleradora de negócios

Já não é novidade que o mercado moderno valoriza a inovação, disrupção e a capacidade de entrega de produtos e serviços personalizados, para promover na medida do possível, experiências únicas ao consumidor.

Em um ambiente cada vez mais exigente, povoado por consumidores esclarecidos, margens de lucro são comprimidas e a dinâmica da conquista de novos clientes parece mudar constantemente. Tudo isso torna a tecnologia fundamental para a aceleração de negócios que hoje precisam lidar com, literalmente, uma infinidade de variáveis.

No cenário atual, pode-se dizer que praticamente todo consumidor possui uma vida conectada em paralelo a vida real e, aqui no Brasil, experimentamos um aumento aproximado de 26% no tempo de utilização diária dos smartphones, que saltou de 3,8h em 2019, para 4,8h em 2020.

O ‘simples’ fato de estarmos ainda mais conectados, impacta fortemente a maneira como selecionamos e consumimos produtos e serviços, à medida que nossos hábitos e preferências passam a orientar abordagens cada vez mais assertivas através dos dados gerados pelas nossas vidas online.

Somos uma sociedade que inunda a Internet com dados de forma ininterrupta, e neles estão contidos a forma como preferimos ser abordados, quais produtos ou serviços estamos mais dispostos a consumir, e até mesmo em que momento estaríamos mais abertos a uma abordagem comercial. Estas são algumas das variáveis que tornam a Ciência de Dados uma inquestionável geradora de vantagem competitiva para negócios.

O consumidor moderno transmite dados da sua localização, marca produtos e lojas que frequenta nas mídias sociais, avalia produtos e serviços, comenta sobre suas experiências de consumo, convida pessoas da sua rede para ingressar em novas mídias sociais, compartilha dados de navegação, entre uma série de outras atividades que geram diariamente milhões de terabytes do famoso ‘novo petróleo’.

A Ciência de Dados surge para refinar esse gigantesco volume de dados, estejam eles estruturados ou não, convertendo-os na inteligência necessária para orientar a tomada de decisão de forma precisa com uma combinação de análises estatísticas, comportamentais, detecção de padrões e geração de valiosos insights, por exemplo.

Compreender que cada empresa é diferente entre si e conta com seus próprios objetivos de negócios, leva também ao entendimento de que a aplicação da Ciência de Dados se dá de forma consultiva, a fim de entender o real problema de negócios e mapear possíveis soluções. Assim, as respostas tendem a atingir com muita precisão as necessidades dos gestores, extraindo o valor máximo dos dados disponíveis.

A HartB se destaca no mercado de soluções em Inteligência Artificial e Big Data dentro e fora do Brasil, oferecendo uma poderosa combinação entre os melhores cientistas e engenheiros de dados do mercado, um método ágil proprietário e atendimento consultivo, para garantir que cada solução projetada atenda as particularidades de cada negócio.

Com cases envolvendo grandes players do mercado de consumo e varejo, mídia e comunicação e serviços, nossas soluções resultam comprovadamente no aumento de taxas de conversão, otimização de processos de vendas e operações, redução de churning e aumento de ticket médio, por exemplo.

Diante da necessidade de digitalização enfrentada por negócios nos mais variados setores da economia, os investimentos em Ciência de Dados surgem como um caminho objetivo e seguro rumo a resultados positivos. Áreas como o agronegócio, indústria e telecom já se beneficiam do Data Science, e nós estamos prontos para ajudar você a descobrir como atingir o próximo nível através da tecnologia.

O consumidor moderno diz a todo instante não apenas o que deseja, mas também a forma como gostaria de obter, então, aquele que dominar os segredos codificados nos dados, conquistará uma poderosíssima vantagem em relação aos concorrentes ainda distantes da cultura Data Driven.

Autor

Hartb

Inteligência humana gerando inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *