Quando ouvimos alguém falar sobre cientistas, não é incomum que surja quase automaticamente um velho modelo mental relacionado a alguém vestindo jaleco branco, experimentos com substâncias químicas coloridas e comportamento um tanto ‘excêntrico’.

Apesar da imagem caricata tão presente no inconsciente coletivo, sabemos que a realidade pode ser bem diferente, principalmente quando tratamos do ambiente tecnológico, em que atuam os cientistas de dados.

O Data Science, ou ciência de dados, envolve áreas diversas de conhecimento, aplicadas ao estudo e análise de dados econômicos, financeiros e sociais, estejam eles estruturados ou não. Além de auxiliar na tomada de decisão nos negócios, o Data Science e seus métodos podem ser aplicados em diversos campos, como o entretenimento, medicina, análise de riscos, logística, sistemas de recomendação, comparadores e até mesmo aqueles momentos em que você realiza suas mais variadas pesquisas no Google, por exemplo.

Ao falar em ciência de dados, nos referimos a diferentes possibilidades para geração de valor através de dados, que se tornaram um dos principais ativos para os negócios, afinal, através da interpretação de grandes volumes de dados relacionados ao consumo, é possível, entre outras ações, estimar com maior precisão as estratégias de comunicação mais eficazes e canais ideais para levar uma mensagem ao público e aumentar taxas de conversão.

Com o volume de dispositivos que temos conectados em tempo integral, potencializado pela Internet das Coisas, todos nós assumimos o papel de produtores de dados, relacionados não só ao que publicamos intencionalmente, como também à forma como compramos online ou usamos mídias sociais e aplicativos variados.

Analisar grandes volumes de dados relacionados a hábitos de consumo, comportamento e preferências, criando novas soluções ou apoiados na tecnologia e ferramentas cada vez mais avançadas, são algumas das atividades que fazem parte do trabalho dos cientistas de dados, uma das carreiras em grande destaque e muito atraente para os profissionais do futuro, que aliás, é agora.

Nós produzimos soluções capazes de resolver os mais variados problemas de negócios através da aplicação do Data Science. Conte com a HartB para levar o seu negócio ao próximo nível.

Tags: análise de riscos ciência de dados cientistas de dados consumo dados data science entretenimento hábitos de consumo Internet das Coisas logística medicina negócios

Alexandre Rocha

Head of Marketing - HartB. Profissional de Marketing com especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Administração, finanças e geração de valor. Pós-graduando em Tecnologia para negócios: AI, Data Science e Big Data.

Deixar um Comentário

Categorias

Comentários

    Assine a Newsletter

    Receba as novidades do site em seu email.

    Captcha obrigatório
    Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
    Logo HartB

    Geração de valor através de Big Data e Inteligência Artificial.

    Contato

    © 2022 HartB. Todos os direitos reservados.