Inteligência Artificial
Hartb - Tendências em Inteligência Artificial para 2021

Tendências em Inteligência Artificial para 2021

Estamos chegando ao fim de um ano conturbado para a humanidade, afetada por uma pandemia que custou vidas, e, ao mesmo tempo, acelerou processos relacionados à adoção da tecnologia como recurso fundamental para sobrevivência de negócios. 

Sem aviso prévio, até mesmo os empresários mais relutantes e incrédulos sobre o sistema de home office precisaram aderi-lo em caráter de urgência. Também aqueles que estavam habituados a abrir as portas para receber o cliente diariamente precisaram buscar no delivery algum alívio para o cenário crítico. 

Entre suas atuações, a Inteligência Artificial foi crucial no combate e no diagnóstico da Covid-19, uma vez que que operou na busca de combinações de esteroides e dados para encontrar medicamentos capazes de suavizar sintomas, no mapeamento de epicentros de contaminação e análise de imagens e até mesmo nos enfermeiros-robô para auxiliar na linha de frente contra o vírus. 

Embora ainda não tenhamos superado a pandemia, a virada do ano é um momento oportuno para projetar o futuro. Logo, vale a pena conferir algumas tendências envolvendo a Inteligência Artificial para 2021.  

Cloud computing para analytics 

Apesar do inquestionável poder do cloud computing para a ampliação do poder computacional, há algum tempo, era preciso atravessar um processo longo e caro para sua implementação, o que acabava inviabilizando essa aplicação. 

Agora já é possível utilizar infraestrutura e suporte de terceiros, algo que não apenas simplifica processos como acaba incentivando a realização de projetos a custos mais enxutos. 

Mais confiança na IA 

Diante da disponibilidade de cases e resultados positivos sobre a aplicação da IA, gestores tendem a confiar mais nas decisões orientadas por ela, que, apoiada na supervisão humana, começará a dar suporte para a geração de decisões automatizadas. 

Consumidores com mais controle 

Chegamos ao momento em que a transformação digital passa a ser fundamental para a sobrevivência dos negócios, uma vez que consumidores têm mais controle sobre seus hábitos de consumo e poder de avaliação social somado ao efeito multiplicador das suas redes. 

O consumidor espera, portanto, boas ofertas, pagamentos simples e seguros, entregas ágeis e devoluções gratuitas. Também almeja, em cada experiência, pelo desempenho de alto nível dos grandes players do mercado, com eficiência extrema de ponta a ponta. 

Mapear, fazer chegar, monitorar 

Depois de desenvolver e testar vacinas sob a pressão de uma pandemia, em tempo recorde, através da poderosa combinação entre ciência e tecnologia, o mundo se depara com os desafios da logística para fazê-las chegar à população mundial. 

Por isso, em 2021, a Inteligência Artificial seguirá como uma importante aliada no combate ao coronavírus, visto que atuará em diferentes momentos do processo de vacinação, como planejamento, implementação, rastreio da distribuição, efeitos colaterais e eficácia.  

Chatbots inteligentes 

À medida que o público se torna mais consciente e consome cada vez mais por meios eletrônicos, a aplicação da IA nos chatbots desponta como meio eficiente para reduzir o tempo de resposta, ao mesmo tempo em que promove uma experiência personalizada ao usuário. 

Chatbots que utilizam IA trabalham com o processamento de linguagem natural e machine learning. Assim, para reproduzir a comunicação humana, fornecem uma conversação mais natural, simulando um diálogo. 

Aumento na demanda por IA no trabalho 

Mais de um terço das empresas em crescimento ou em adaptação buscarão suporte na Inteligência Artificial para auxiliar na disrupção do antigo modelo de trabalho, tanto para trabalhadores nos escritórios tradicionais como para aqueles que atuam no sistema de home office. 

A demanda inclui a aplicação da IA na indexação e extração inteligente de documentos, além de agentes autônomos de atendimento ao cliente. Contudo, as organizações precisarão ainda descobrir como aplicar a IA de forma segura, consistente e ética, para gerar resultados positivos não apenas no curto prazo, mas também nos próximos anos. 

Há um universo de possibilidades para a aplicação da Inteligência Artificial no ambiente de trabalho. Com isso, diante da adesão crescente de negócios em todo o mundo, contar com nossos cientistas de dados pode te ajudar a descobrir como potencializar os resultados e otimizar o desempenho do seu negócio em 2021. 

Autor

Hartb

Inteligência humana gerando inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *